
Intervalos – A Escala Maior – Parte 2
É possível que a essa altura você já tenha tentado criar ou ao menos pensado em outras escalas maiores além do Dó e Sol. Se
astra
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/quirera/patrickandrews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121Se você já quis saber como memorizar e aprender de uma maneira rápida e fácil todos os acidentes da escala maior e menor, então você precisa ler este artigo. Isso porque você está prestes a descobrir meu método simples de 3 passos para descobrir qualquer armadura de clave.
E a boa notícia é que este método funciona mesmo se você não tiver muito conhecimento teórico.
Leia…
Muitas pessoas que estão iniciando na guitarra (ou mesmo com mais experiência) não percebem que elas precisam entender como identificar os intervalos no braço do instrumento, e é por isso que muitas pessoas que tentam soar mais sofisticado, acabam falhando – eles simplesmente estão falhando neste passo crucial. Aqui está sendo tratado apenas Quartas e Quintas, mas o conceito vai para todos os intervalos.
Então, a primeira coisa que você precisa fazer é escolher um ponto de partida na quinta ou sexta corda. Essa parte do processo ficará muito mais fácil se você aplicar essas dicas:
1. Para encontrar a Quinta justa de uma determinada nota:
. Se a nota 1 estiver na quinta corda, ela estará na sexta corda desta mesma casa.
. Se a nota 1 estiver na sexta corda, ela estará na quinta corda duas casas acima.
2. Para encontrar a Quarta justa de uma determinada nota:
. Se a nota 1 estiver na quinta corda, ela estará na sexta corda duas casas abaixo.
. Se a nota 1 estiver na sexta corda, ela estará na quinta corda desta mesma casa.
Para encontrar as escalas que possuem bemóis, siga simplesmente estes passos visualizando o braço da guitarra pelo Ciclo das Quartas:
1. Inicie a partir da nota Dó localizada na sexta corda-oitava casa. Começamos do Dó, pois ela não possui acidente algum.
2. Conte 4 notas a partir do Dó: (1) Dó – (2) Ré – (3) Mi – (4) Fá, e chegará na nota Fá. Fá é a quarta justa de Dó, e como vimos no Passo 1, estará logo abaixo do Dó, na quinta corda. Ver Figura 1.
3. A partir do Fá, conte 4 notas: (1) Fá – (2) Sól – (3) Lá – (4) Si, e chegará na nota Si bemol. Si bemol é a quarta justa de Fá, e como vimos no Passo 1, estará duas casas para trás do Fá, na sexta corda. Se você está com dúvida do porquê Si bemol, faça a sequência intervalar T T ST T T T ST a partir do Fá.
4. Siga o ciclo e você será capaz de visualizar este processo como visto na Figura 2.
5. Cada uma dessas notas representará uma nova escala a partir dela.
Mestre e Doutor em Educação Musical pela UFBA. Bacharel em Composição e Regência e graduado em guitarra pelo Los Angeles College of Music. Ex-aluno de Frank Gambale.
É possível que a essa altura você já tenha tentado criar ou ao menos pensado em outras escalas maiores além do Dó e Sol. Se
A escala Diminuta Dominante ou Diminuta Semitom-Tom, tem em sua formação quatro tons e quatro semitons que surgem na seguinte ordem: ST T ST T
Provavelmente a coisa mais importante na formação dos alicerces de nosso conhecimento teórico e harmônico, quando falamos de música ocidental, é conhecermos a formação da