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Como Descobrir os Acidentes (Sustenido e Bemol) de todas as Escalas em Apenas 3 Passos – Patrick Andrews

Como Descobrir os Acidentes (Sustenido e Bemol) de todas as Escalas em Apenas 3 Passos

Se você já quis saber como memorizar e aprender de uma maneira rápida e fácil todos os acidentes da escala maior e menor, então você precisa ler este artigo. Isso porque você está prestes a descobrir meu método simples de 3 passos para descobrir qualquer armadura de clave.

E a boa notícia é que este método funciona mesmo se você não tiver muito conhecimento teórico.

Leia…

Passo 1: Identifique distâncias de Quartas e Quintas entre a Quinta e Sexta cordas

Muitas pessoas que estão iniciando na guitarra (ou mesmo com mais experiência) não percebem que elas precisam entender como identificar os intervalos no braço do instrumento, e é por isso que muitas pessoas que tentam soar mais sofisticado, acabam falhando – eles simplesmente estão falhando neste passo crucial. Aqui está sendo tratado apenas Quartas e Quintas, mas o conceito vai para todos os intervalos.

Então, a primeira coisa que você precisa fazer é escolher um ponto de partida na quinta ou sexta corda. Essa parte do processo ficará muito mais fácil se você aplicar essas dicas:

1. Para encontrar a Quinta justa de uma determinada nota:

      . Se a nota 1 estiver na quinta corda, ela estará na sexta corda desta mesma casa.

      . Se a nota 1 estiver na sexta corda, ela estará na quinta corda duas casas acima.

2. Para encontrar a Quarta justa de uma determinada nota:

      . Se a nota 1 estiver na quinta corda, ela estará na sexta corda duas casas abaixo.

      . Se a nota 1 estiver na sexta corda, ela estará na quinta corda desta mesma casa.

Figura 1

Passo 2: Contar em Quintas (sustenidos) e Quartas (bemóis) a partir da nota Dó

 
A próxima coisa que você precisa fazer é o cíclo de Quintas, para encontrar as tonalidades com sustenido, e o cíclo das Quartas, para encontrar as tonalidades com bemóis.
 
Quando eu tentei pela primeira vez descobrir os acidentes das tonalidades, eu cometi muitos erros. E agora que eu tenho ajudado muitos alunos a fazerem isso, eu vejo que muitas pessoas têm a tendência de cometer o mesmo erro. Então deixe-me compartilhar com você o top 3 erros e como evitá-los:
 
  1. Tentar decorar em uma semana ou num curto espaço de tempo os acidentes referentes a cada tonalidade. Eu lembro que eu escrevia no papel muitas e muitas vezes todas as notas das tonalidades com seus respectivos acidentes, a fim de memoriza-las, e foi um processo cansativo e pouco eficaz. O resultado virá com a prática e a longo prazo. 
2. Não ter memorizado a distribuição intervalar dos graus da escala maior: T T ST T T T ST. Entender essa configuração da escala servirá sempre como uma confirmação de erro ou acerto. Por exemplo: O segundo grau de B é C#, já que entre o primeiro grau e segundo temos uma distância de Tom (T). A sétima maior de A é G#, já que entre o sétimo grau e o primeiro temos uma distância de Semitom (ST).
 
3. Não saber identificar os graus ao longo do braço da guitarra. Para evitar e solucionar este problema, entenda o Passo 1.
 
Para encontrar as escalas que possuem sustenidos, siga simplesmente estes passos visualizando o braço da guitarra pelo Ciclo das Quintas:
1. Inicie a partir da nota Dó localizada na quinta corda-terceira casa. Começamos do Dó, pois ela não possui acidente algum.
 
2. Conte 5 notas a partir do Dó: (1) Dó – (2) Ré – (3) Mi – (4) Fá – (5) Sol, e chegará na nota Sol. Sol é a quinta justa de Dó, e como vimos no Passo 1, estará logo acima do Dó, na sexta corda. Ver Figura 1.
 
3. A partir do Sol, conte 5 notas: (1) Sol – (2) Lá – (3) Si – (4) Dó – (5) Ré, e chegará na nota Ré. Ré é a quinta justa de Sol, e como vimos no Passo 1, estará duas casas à frente do Sol, na quinta corda.
 
4. Siga o ciclo e você será capaz de visualizar este processo como visto na Figura 2.
 
5. Cada uma dessas notas representará uma nova escala a partir dela.
 
Figura 2

Para encontrar as escalas que possuem bemóis, siga simplesmente estes passos visualizando o braço da guitarra pelo Ciclo das Quartas:

1. Inicie a partir da nota Dó localizada na sexta corda-oitava casa. Começamos do Dó, pois ela não possui acidente algum.

2. Conte 4 notas a partir do Dó: (1) Dó – (2) Ré – (3) Mi – (4) Fá, e chegará na nota Fá. Fá é a quarta justa de Dó, e como vimos no Passo 1, estará logo abaixo do Dó, na quinta corda. Ver Figura 1.

3. A partir do Fá, conte 4 notas: (1) Fá – (2) Sól – (3) Lá – (4) Si, e chegará na nota Si bemol. Si bemol é a quarta justa de Fá, e como vimos no Passo 1, estará duas casas para trás do Fá, na sexta corda. Se você está com dúvida do porquê Si bemol, faça a sequência intervalar T T ST T T T ST a partir do Fá.

4. Siga o ciclo e você será capaz de visualizar este processo como visto na Figura 2.

5. Cada uma dessas notas representará uma nova escala a partir dela.

 
Figura 3

Passo 3: Encontrando os Sustenidos e Bemóis de todas as Tonalidades

 
Nesta etapa você provavelmente notará a presença de padrões. Então o que você precisa fazer é identificá-los.

 

Tonalidades com Sustenidos

Seguindo o Ciclo das Quintas encontraremos os Sustenidos sempre a um semitom abaixo das notas pertencentes ao ciclo. Por exemplo, a primeira nota é Dó. Seguindo o esquema T T ST T T T ST, veremos que esta escala maior não possui acidentes.
 
A próxima escala será Sol Maior, e aqui entra a dica: iremos adicionar um sustenido à nota anterior a fundamental, ou seja, a sua Sétima Maior. No caso do Sol, adicionaremos o sustenido no Fá, ou seja, o Fá na escala de Sol Maior, será F#.
 
Recapitulando: a escala de Dó não possui acidentes. Como vimos, Sol Maior possui 1 acidente, que é o F#.
 
Seguindo o Ciclo das Quintas, a próxima nota será Ré. Adicionaremos o Sustenido à sua Sétima Maior, ou seja, teremos C#, e iremos adicionar também o F#. Com isso dá para concluir uma regra que nos ajudará a aprender mais rápido os acidentes. As notas sustenidos que aparecerão, se acumulam nas demais.
 
A próxima escala é Lá Maior. Seguindo a regra, ela possuirá 3 acidentes: F#, C# (acumulativos das tonalidades anteriores, e G#, a sua Sétima Maior.
Figura 4

Tonalidades com Bemóis

 
Seguindo o Ciclo das Quartas encontraremos os Bemóis no quarto grau a escala, com exceção da escala de Dó Maior, já que esta não possui acidentes.
 
Após contarmos do Dó, a próxima escala será Fá Maior. A partir desta nota contaremos quatro graus e adicionaremos bemol a esta quarta, que será o Si bemol, ou seja, o Si na escala de F Maior, será Bb.
 
Recapitulando: a escala de Dó Maior não possui acidentes. Como vimos, Fá Maior possui 1 acidente, que é o Bb.
 
Seguindo o Ciclo das Quartas, a próxima nota será o Mi bemol. Adicionaremos o bemol à sua quarta justa, ou seja, teremos Eb, e iremos adicionar também o Bb. Com isso dá para concluir uma regra que nos ajudará a aprender mais rápido os acidentes. As notas bemóis que aparecerão, se acumulam nas demais.
 
A próxima escala é Mi bemol Maior. Seguindo a regra, ela possuirá 3 acidentes: Bb, Eb (acumulativos das tonalidades anteriores, e Ab, a sua Quarta Justa.
 
Figura 5
Picture of Patrick Andrews

Patrick Andrews

Mestre e Doutor em Educação Musical pela UFBA. Bacharel em Composição e Regência e graduado em guitarra pelo Los Angeles College of Music. Ex-aluno de Frank Gambale.

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